terça-feira, 2 de outubro de 2007

Trabalho Bimestral =D















Cuide bem do seu amor








Se existe uma palavra abstrata é o amor, falar do amor é alem de procurar tudo q existe dentro de si, é buscar força, é adquirir conhecimento, é simplesmente não ter explicação e ao msm tempo sentir prazer.
Notamos q por mais q tentemos pegar esse sentimento, muitas vezes apertamos demais, podendo até fugir por pequenos espaços e ele vai crescendo e crescendo, atinge o ápice da loucura,f.e.l.i.c.i.d.a.d.e! mass se perdemos o esquilibrio, se deixamos de lado, sem valorizar, sem agradar podemos perder, e ai ele vai caiiiiiindo e tudo q existia dentro da gente pode virar ódio, entao esse odio pode querer acabar com esse sentimento bonito, vontade de esmagar e vira uma balança, onde colocamos o lado bom e lado ruim para no fim sabermos qual vale a pena...mas num fundo sempre tem uma boa recompensa, o amor é infinito, é alegre, relaxante, transparente como a alma de quem ama de verdade.
E cada segundo, cada momento, cada instante, é quase eterno...passa devagar. Deixe tudo q não fOOOORR passar...

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Aula 25


Segunda Geração Modernista ;)


A segunda fase do Modernismo foi caracterizada, no campo da poesia, pelo amadurecimento e pela ampliação das conquistas dos primeiros modernistas. Como afirmou a crítica Luciana Stegagno Picchio, "fechada a fase polêmica e destrutiva, eliminando o excesso de Brasil da página literária, exauridos os jogos primitivistas e antropofágicos, a poesia brasileira, sólida nas suas conquistas técnicas, na sua liberdade construtiva, pode começar a sua segunda aventura modernista". Assim, nos anos de 1930 a 1945 a poesia modernista se consolida e alarga seus horizontes temáticos.
No plano formal, o verso livre continuou sendo profusamente adotado, mas os poetas do período tinham liberdade para escolher formas como o soneto ou o madrigal, sem que isso significasse uma volta a estéticas do passado, como o Parnasianismo. A ruptura já havia sido feita, e era possível dilatar o campo de experimentações poéticas pesquisando formas, utilizando técnicas de outras escolas e épocas, reelaborando-as e conferindo a elas novos sentidos. É o caso de Louvação da Tarde, de Mário de Andrade, poema composto, segundo Antonio Candido, "em decassílabos brancos de grande beleza, ordenados numa meditação de nítido corte pré-romântico transposta para o estilo colonial."

Aula 24


Poesia Visual + Poema-Processo + Poesia Semiótica + Poema-Embalagem + Caligrama + Poema-Montagem + Logograma + Poema-Colagem


Concretismo é um movimento vanguardista surgido em 1950, inicialmente na música e depois passando para a poesia e artes plásticas.
Defendia a racionalidade e rejeitava o
expressionismo, o acaso, a abstração lírica e aleatória. Nas obras surgidas no movimento, não há intimismo nem preocupação com o tema, seu intuito é acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem.


Os princípios do concretismo afastam da arte qualquer conotação lírica ou simbólica. O quadro, construído exclusivamente com elementos plásticos - planos e cores - não tem outra significação senão ele próprio. A pintura concreta é "não-abstrata", afirma Van Doesburg em seu manifesto, "pois nada é mais concreto, mais real, que uma linha, uma cor, uma superfície".


Aula 23

Chico Buarque- Linguagem de F(r)ESTA!

Veja que não existe a roupa "certa", existe, isto sim, o traje adequado. Poderíamos dizer que "errado" seria comparecer a uma festa de gala vestido de camiseta e bermuda. Com a linguagem não é diferente. Não devemos pensar na língua como algo que se polariza entre o "certo" e o "errado". Temos de pensar a linguagem sob o prisma da adequação.

Essa linguagem resumida foi basicamente usada nas musicas, livros, teatros, enfim tem o poder de se "esconder" por dentro de cada palavra, e cabe ao leitor ter seu livre pensamento para descobrir os sentidos, para mostrar a verdadeira realidade q o autor deixou subentendido, alem de ter o objetivo de deixar de lado a censura q existia no Brasil.

Tem dias que a gente se sente Como quem partiu ou morreu A gente estancou de repente Ou foi o mundo então que cresceu (Chico Buarque - "Roda Viva")

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

A Banda
Chico Buarque

Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas parou
Para ver, ouvir e dar passagem
A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela
A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou
E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor

Aula 22


TROPICALISMO


Movimento cultural do fim da década de 60 que, usando deboche, irreverência e improvisação, revoluciona a música popular brasileira, até então dominada pela estética da bossa nova. Liderado pelos músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil, o tropicalismo usa as idéias do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade para aproveitar elementos estrangeiros que entram no país e, por meio de sua fusão com a cultura brasileira, criar um novo produto artístico. Também se baseia na contracultura, usando valores diferentes dos aceitos pela cultura dominante, incluindo referências consideradas cafonas, ultrapassadas ou subdesenvolvidas.
A coroação da MPB
Os festivais da canção exibidos por emissoras de TV entre 1966 e 1968 seduziram o público, abriram alas para o tropicalismo e mudaram o significado da expressão "música popular brasileira"
O movimento é lançado com a apresentação das músicas Alegria, Alegria, de Caetano, e Domingo no Parque, de Gil, no Festival de MPB da TV Record em 1967. Acompanhadas por guitarras elétricas, as canções causam polêmica em uma classe média universitária nacionalista, contrária às influências estrangeiras nas artes brasileiras. O disco Tropicália ou Panis et Circensis (1968), manifesto do movimento, vai da estética brega do tango-dramalhão Coração Materno, de Vicente Celestino (1894-1968), à influência dos Beatles e do rock em Panis et Circensis, cantada por Os Mutantes

Aula 21




1ª GERAÇÃO MODERNISTA


Caracterizada por uma oposição entre o projeto formal inovador e a proposta de resgatar elementos da cultura tradicional, a primeira geração de modernistas desenvolve uma arte experimental, de acordo com o projeto fixado por Mário de Andrade na Semana de Arte Moderna de 22. A produção destes iniciadores da arte moderna no Brasil concilia uma linguagem importada das vanguardas modernistas européias, com um conteúdo nativista que resgata as raízes culturais brasileiras.



ARTISTAS

Oswald de Andrade
Mário de Andrade
Manuel Bandeira
Alcântara Machado
Cassiano Ricardo


Estes artistas traziam para outros brasileiros as novidades de Paris, transmitindo novas linguagens vanguardistas.


CARACTERÍSTICAS GERAIS

Valorização do cotidiano
Nacionalismo
Redescoberta das realidades brasileira
Desejo de liberdade no uso das estruturas da língua
Predominância da poesia sobre a prosa












segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Aula 20

* Antropofagia


Vamos fazer um movimento em torno desse quadro?

que em tupi-guarani significa "antropófago", foi o nome escolhido para aquela figura selvagem e solitária.
Funda-se em seguida o, Clube de Antropofagia, juntamente com a Revista de Antropofagia, em que é publicado o Manifesto Antropófago escrito por Oswald de Andrade como o cerne teórico do movimento nascente, que se dissolve com a separação entre ele e Tarsila, em 1929. Com frases de impacto, o texto reelabora o conceito eurocêntrico e negativo de antropofagia como metáfora de um processo crítico de formação da cultura brasileira. Se para o europeu civilizado o homem americano era selvagem, ou seja, inferior, porque praticava o canibalismo, na visão positiva e inovadora de Andrade, exatamente nossa índole canibal permitira, na esfera da cultura, a assimilação crítica das idéias e modelos europeus. Como antropófagos somos capazes de deglutir as formas importadas para produzir algo genuinamente nacional, sem cair na antiga relação modelo/cópia, que dominou uma parcela da arte do período colonial e a arte brasileira acadêmica do século XIX e XX. "Só interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago", bradou o autor em 1928.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Trabalho*


Um mundo Artístico

Falar de um artista, é abrir portas e janelas pra falar do mundo e sua belezas, das artes e sua clareza, da imaginação e de ser livre. É ser abstrato e possuir o livre poder de criar de dentro de si, de formas e opiniões diferentes, sem obrigação.
Eles fazem toda a diferença, principalmente dentro da Literatura, vemos o mundo de outro jeito, as cores mudam, basta saber enxergar e usar a imaginação, q assim se da uma evolução, em busca de nunca deixar as coisas estagnadas, procurando florescer em busca de luz e deixando a sociedade mais ligada ao seu trabalho.
Ele faz sua imaginação q muitas vezes vem ao acaso dependendo da liberdade de si próprio, transformam em arte real. Uma obra de arte é, essencialmente, emoção que o artista tenta passar para o público, tentando sempre atingir a idéia deles.
O artista possui a função de ousar, libertar, criar, mudar buscando inserir para seu publico a emoção de uma realidade a viver em busca de “erros” para com isso aprender ainda mais e deixar-se voar para junto dessa arte abstrata.




[ Ufaaaaaaaaa...por poucoo...tirei bem do fundo da minha imaginação]

* espero q goste Ge...Beijos!

quinta-feira, 7 de junho de 2007

SIMBOLISMO

Originado da França, o simbolismo quis na época realista reagir contra objetividade do periodo, gararantindo o conceito de que a arte é mais fruto da inspiração do que da técnica . A poesia simbolista surge então misteriosa, indefinida...

Os autores mais conhecidos dessa época são: Cruz e Souza, Alphonsus Guimaraens.

* O simbolismo nas artes plásticas, tal como na poesia, apresentava forte misticismo e referências ao oculto. Procurava diminuir o hiato entre o mundo material e o espiritual. Os pintores deveriam expressar, através de imagens, esses temas e essa visão de mundo, desenvolvidas pelos poetas simbolistas em sua linguagem.



Velhas Tristezas


Diluências de luz, velhas tristezas das almas que morreram para a luta! Sois as sombras amadas de belezas hoje mais frias do que a pedra bruta.
Murmúrios ncógnitos de gruta onde o Mar canta os salmos e as rudezas de obscuras religiões — voz impoluta de todas as titânicas grandezas.
Passai, lembrando as sensações antigas, paixões que foram já dóceis amigas, na luz de eternos sóis glorificadas.
Alegrias de há tempos! E hoje e agora, velhas tristezas que se vão embora no poente da Saudade amortalhadas! ...

domingo, 27 de maio de 2007

Aula 12


~PARNASIANISMO!


Características:


-Uma poesia realista, Objetiva, Descritiva

-a perfeição formal eh mto importante

-arte pela arte

-linguagem culta e rebuscada


Autores:


-Olavo Bilac, Alberto de Oliveira, Raimundo Correia...


* Falar um pouco do Parnasianismo q foi um momento literario q surgiu contra o Romantismo, se distanciando um pouco da realidade e agindo mais sobre si próprio, sempre em busca da perfeição, sempre ligada com o classicismo, a mitologia, e soneto...contra o mundo exterior!



PARNASIANISMO EH UM ESTILO!

Beijooos
;**

quarta-feira, 21 de março de 2007

TERCEIRÃO 2007!!!!!! Uhull! hihi
Geeeee amamos vcccccccccc!!!!!!!





Análise Crítica das imagens...

As imagens apresentadas, possui caracteristicas dos romantismo, surgindo primeiramente na Inglaterra e Alemanha, mas foi a partir da França que se espalhou pelo mundo inteiro, e agora é estudado na literatura com mais intensidade.
O Romantismo é Anticlassicismo, pois a liberdade de pensamento e de criação estão presentes no Romantico com a finalidade de poder criar sem pensar nos limites e criticas, como é o amor! Nas figuras seguintes as pessoas q se ama são totalmente diferentes, não mudando em nada o sentimento de um para outro, as dificuldades poderam ainda mais aumentar o amor!
Ambas imagens tbm tem algo em comum...a mocinha bela, virgem, apaixonada, simpatica, fiel...ja eles são de mundos opostos, acaba meio q haver um preconceito! Se encaixando no amor platonico, um amor impossivel, gerando entres eles uma frustação amorosa...a desilusão!!
Tudo isso...faz com quem a paixão aumente! as fantasias são constantes, e a idealização daquele amor eterno acontece com todas as mocinhas.




domingo, 18 de março de 2007

Romantismooo S2


(Aula 4)


Romasntismo S2 S2 S2


A poesia romântica brasileira passou por diferentes momentos nitidamente caracterizados. Essas diferentes vagas são apontadas pelos estudiosos, que agrupam os autores segundo as características predominantes em sua produção, dando destaque a essas tendências. Embora alguns críticos estabeleçam quatro, cinco e até seis grupos, observa-se que os aspectos apresentados em relevo podem ser assim reunidos:


1º grupo – chamado de primeira geração romântica –, em que se destacam duas tendências básicas: o misticismo (intensa religiosidade) e o indianismo. A religiosidade é marcante nos primeiros românticos, enquanto o indianismo se torna símbolo da civilização brasileira nos poemas de Gonçalves Dias.


2º grupo – a segunda geração romântica – , por seu intimismo, tédio e melancolia, abraçou o negativismo boêmio, a obsessão pela morte, o satanismo.


3º grupo – a terceira geração romântica –, voltada para uma poesia de preocupação social. Conhecida como
condoreira ou hugoniana .
Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer; É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder...

Beijuuss




______ ARCADISMO..::


O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, caracteriza-se pela busca de restauração dos ideais de sobriedade e equilíbrio da antiguidade clássica em contraposição aos excessos do período anterior, o Barroco.

No Brasil, os poetas que melhor representam o movimento são Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, autor de Marília de Dirceu.


** O arcadismo apareceu com a liberdade de iluminar a vida, e trazer para dentro de si a capacidade de possuir idéias mais lógicas sobre a natureza...!


Yeeesss ;D
Beijoooooooosss!




terça-feira, 27 de fevereiro de 2007



AULA 2





==>>> O bArRoCoOo !!!!





*Como Cruz e Corpo flerta com o espírito barroco?





~* por apresentar os "2" lados...onde predominam as emoções


em primeiro, o corpo está mais apresentavel q a cruz..após...a cruz se mostra com mais clareza


um certo contraste de claro e escuro








As obras barrocas rompem o equilíbrio entre o sentimento e a razão





******Suas características gerais são:





§ * emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.


* busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;


* entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;


* violentos contrastes de luz e sombra;


* pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida. §








Corpo...apresenta curvas, uma figura geometrica, cor clara mas não bem definida, como se tivesse alguns "

"machucados"


Cruz...branca, com fundo escuro, bem centralizada
*Beijooos*

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

**** Aula 1

LITERATURA...

Definir literatura é dificil e ao msm tempo fácil...pois é o livre pensamento de cada um, e que evolui a cada dia mais de acordo com cada momento ocorrido no Brasil e no mundo!


* Talvez mais produtivo do que tentar definir Literatura seja encontrar um caminho para decidir o que torna um texto, em sentido lato, literário. A definição de literatura está comumente associada à idéia de estética, ou melhor, da ocorrência de algum procedimento estético. ...



_UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO _

=>Mostra a evolução do Homem com o lançamento do osso no céu, e suas modificações tanto fisicas como mentais até chegar no q é hj.
e qdo o macaco joga o osso, ele tem capacidade de poder ver o mundo de uma forma diferente, conhecendo o "lado de cima " da vida e a sua frente tbm, deixando de olhar apenas para o chão...eles descobrem tbm o fogo, e sua força podendo eliminar seus inimigos...ou seja o mundo em constante mudança!











Beijooooooossssss ;D

~* Welcome!

Oiii Genteeeee!
chegueiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
Essse blog é com a finalidade de manter o terceirão mais unido hihi através da internet e pra gente conversar um pouco mais além das nossas aulas, tirar duvidas e tbm colocar um pouco do q a gente aprende em casa aula com nossa professora queridaaaaaaaa Gerusaa!!!!
Espero q gostem do meu blog...e vamos navegar mto na literatura por aquiii!!
Beijooooooss a todosss!
=)